-
São Sebastião do Oeste conquista Selo Ouro de Alfabetização
em Notícias
É ouro, Brasil! São Sebastião do Oeste recebeu o selo OURO DE ALFABETIZAÇÃO! O evento de premiação foi realizado no auditório do SENAI/FIEMG, em Divinópolis, onde a Superintendência Regional de Ensino promoveu uma cerimônia de reconhecimento aos municípios participantes do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA).
O encontro reuniu prefeitos e secretários municipais de educação de diversas cidades que fazem parte da SRE/Divinópolis. O Prefeito Rômulo e o Secretário André estiveram presentes representando o município.
Nosso município recebeu, pela primeira vez o Selo. O prêmio foi concedido neste ano, porém refere-se aos resultados alcançados no ano anterior. Parabéns a todos! Vamos juntos para uma Educação cada vez mais potente.
-
1º Festival Gastronômico de São Sebastião do Oeste movimenta mais de R$ 200 mil
em Notícias
Produtores comemoram o sucesso do evento e já planejam a segunda edição
São Sebastião do Oeste recebeu no último fim de semana, dias 20 e 21 de junho, a primeira edição do Festival Gastronômico. Com realização da Prefeitura Municipal, Poder Legislativo e Sebrae e o patrocínio Master do Sicredi e patrocínio oficial da Multimarcas Consórcios e Cervejaria Magnólia, o evento movimentou mais de R$ 200 mil em vendas e colocou a cidade em um novo marco regional do turismo de lazer gastronômico. A festa uniu comida mineira raiz, inovação com pratos típicos de Alagoas, no Rio Grande do Norte e até de outros países, como a Venezuela.
O Sebrae preparou os produtores rurais para a participação no festival. Eles tiveram orientações importantes sobre vendas, preparo dos alimentos ao vivo, atendimento ao público e pagamento. “Conseguimos convidar estabelecimentos locais para fazer a festa. É um evento que movimentou a economia do município, com os bares e restaurantes e todo o comércio”, afirma o analista do Sebrae Minas, Denis Magela. Ao todo, 15 barracas receberam os participantes e o resultado surpreendeu. Visitantes de várias cidades da região e a nossa tão amada população local encheram a Praça da Matriz. Remilton, produtor de Lagoa Seca, foi o responsável pela Galinhada com Frango Frito. Ele precisou dobrar a produção para dar conta de atender tantos pedidos. “A fila ficou grande o tempo todo, mas conseguimos acolher a todos com muito sabor e alegria. Foi sucesso do início ao fim”. Da mesma forma, Beatriz, produtora da Comunidade de Aparecida do Oeste/Marimbondo, comemorou o resultado. “Pensamos que 300 pães de queijo com requeijão e linguiça seriam suficientes para esta primeira edição. Tivemos que preparar mais de 600. Fiquei admirada com tantas vendas. Foi bom demais”, disse.
Ao todo, o festival preparou mais de 30 opções de comida, como sanduíches, macarrão, caldos, pirulito de torresmo com mandioca frita, costelinha defumada, tropeiro, pastel, coxinha de costela e fatias de bolos. A praça também foi palco de mostra de artesanato, com vendas de colares, pulseiras e outros acessórios produzidos por indígenas de uma aldeia de Itapecerica e também colchas, tapetes e jogos de mesa fabricados por uma família tecelã do município vizinho.
A festa repercutiu e o nome da cidade foi levado aos quatros cantos do Centro-Oeste Mineiro. Ester, do município de Formiga, veio para São Sebastião do Oeste com outras três amigas. Elas curtiram cada momento e aprovaram toda a estrutura. “Comida boa, música animada e evento top. Foi minha primeira vez aqui e vou voltar outras vezes”, comentou Ester. A programação musical foi comandada no sábado por Galileo Queen e Durok. No domingo, Joice Mendes e Banda e Grupo Atraentes animaram o público. “Foi o primeiro de muitos que virão e com o compromisso de melhorarmos cada vez mais. Nunca vamos fugir do dever de correr atrás para as coisas acontecerem aqui em favor da comunidade”, afirmou o prefeito de São Sebastião do Oeste, Rômulo Beirigo. Segundo o presidente da Câmara, Dorinato Soares, “a festa foi muito bonita, com milhares de pessoas, o que fortalece a nossa economia”. O festival ainda teve cunho social, já que a renda das bebidas e dos brinquedos foi revertida para a construção da sede da Associação de Pais Especiais e colaboradores de São Sebastião do Oeste (Apec).
-
São Sebastião do Oeste conquista aprovação no ICMS Turístico e passará a receber recursos a partir de 2027
em Notícias
Município alcança marco histórico para o desenvolvimento do turismo, da cultura e da economia local
São Sebastião do Oeste alcançou uma conquista histórica para o fortalecimento do turismo e do desenvolvimento local. Pela primeira vez, o município foi habilitado a integrar o programa do ICMS Turismo do Estado de Minas Gerais, passando a receber recursos estaduais a partir de janeiro de 2027.
A conquista representa o reconhecimento do trabalho realizado pelo município na estruturação das políticas públicas voltadas ao turismo, atendendo aos critérios estabelecidos pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (SECULT-MG). O recurso proveniente do ICMS Turismo poderá contribuir para investimentos em ações de promoção turística, valorização do patrimônio cultural, qualificação de serviços, fortalecimento de eventos e desenvolvimento sustentável do setor.
A habilitação é resultado de um trabalho técnico desenvolvido ao longo dos últimos meses pela Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo, com apoio da Instância de Governança Regional (IGR) Grutas & Mar de Minas e assessoria especializada da Patmoss Soluções em Gestão Cultural & Administrativa.
Para a gerente de projetos da Patmoss, Celma Bosque, a conquista demonstra que o planejamento e a gestão técnica geram resultados concretos para os municípios. "Receber a habilitação no ICMS Turismo é muito mais do que garantir recursos financeiros. É inserir São Sebastião do Oeste definitivamente no mapa das políticas públicas estaduais de turismo. Trata-se de uma conquista construída com muito trabalho, organização documental, planejamento e articulação institucional. É um marco importante para o futuro econômico, turístico e cultural do município."
A gestora da IGR Grutas & Mar de Minas, Fernanda Cunha, destacou a importância da integração regional para o fortalecimento dos destinos turísticos. "A aprovação de São Sebastião do Oeste demonstra o compromisso da administração municipal com o desenvolvimento do turismo regional. A IGR Grutas & Mar de Minas tem trabalhado para fortalecer os municípios associados, e ver mais uma cidade alcançando essa conquista é motivo de grande satisfação. O turismo é uma importante ferramenta de geração de renda, emprego e valorização da identidade local."
O secretário municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo, Vagner de Moraes Teixeira (Vaguinho), ressaltou o empenho da equipe na construção do processo de habilitação. "Essa é uma conquista que pertence a toda a população de São Sebastião do Oeste. Trabalhamos com dedicação para cumprir todas as exigências técnicas e construir uma política pública de turismo sólida. Agora passamos a integrar um seleto grupo de municípios mineiros aptos a receber recursos do ICMS Turismo, o que abre novas oportunidades para investimentos e fortalecimento das nossas potencialidades."
O prefeito municipal, Rômulo Beirigo, comemorou o resultado e destacou os reflexos positivos para o desenvolvimento do município. "São Sebastião do Oeste vive um momento histórico. Essa conquista demonstra que estamos construindo uma gestão comprometida com o futuro da cidade. O ICMS Turismo representa uma nova fonte de recursos que poderá contribuir para fortalecer nossa economia, valorizar nossa cultura, impulsionar nossos eventos e promover nossos atrativos turísticos. É uma vitória de toda a população."
Com a habilitação confirmada, o município passa a integrar oficialmente o sistema de distribuição do ICMS Turismo de Minas Gerais, iniciando o recebimento dos recursos no exercício de 2027, consolidando mais um importante avanço para o desenvolvimento sustentável de São Sebastião do Oeste.
-
São Sebastião do Oeste conta agora com trator, carreta agrícola, grade aradora e microtrator
em Notícias
Mais uma importante conquista para o fortalecimento do agronegócio e o desenvolvimento rural de São Sebastião do Oeste!
O prefeito Rômulo Beirigo, acompanhado pelo presidente da AVICOM, Douglas Moraes e pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Vitor Colossal receberam das mãos do deputado federal Domingos Sávio e da superintendente regional da CODEVASF em Belo Horizonte, Débora Vieira Cangussu, os novos equipamentos que irão reforçar o trabalho da Prefeitura em diversas frentes.
Foram entregues um trator agrícola, uma carreta agrícola, uma grade aradora de 14 discos e um microtrator com implementos, equipamentos que serão utilizados na manutenção de estradas rurais, no apoio aos pequenos produtores, nas ações de incentivo ao agronegócio e em diversas outras demandas do município.
A conquista foi viabilizada por meio de uma emenda parlamentar no valor de R$ 172.924, destinada pelo deputado federal Domingos Sávio, reafirmando o compromisso com o fortalecimento do setor produtivo e com o desenvolvimento da nossa zona rural.
A Prefeitura de São Sebastião do Oeste segue trabalhando para garantir mais estrutura, eficiência e apoio ao homem do campo, impulsionando o crescimento do município e valorizando quem produz e gera riqueza para nossa cidade.
-
Atenção: as imagens a seguir podem causar água na boca
em Notícias



Indecisão e vontade de experimentar tudo. Aqui está o cardápio oficial do Festival Gastronômico de São Sebastião do Oeste.
Passe para o lado e conheça as delícias preparadas pelos nossos expositores. Seu desafio? Escolher o que comer primeiro.
Marque aquele amigo que você vai levar para ajudar nessa missão e compartilhe este post com quem não pode ficar de fora dessa experiência.



